domingo, 28 de fevereiro de 2010

Abordagem cientifica sobre glossolália ou xenoglossia


Xenoglossia [do grego xenom = estranho, estrangeiro + glossa = língua] é um fenômeno metapsíquico no qual uma pessoa é capaz de falar idiomas que nunca aprendeu, como, por exemplo, uma pessoa começar a falar alemão fluentemente sem nunca ter aprendido alemão, ser alemão ou conviver com alemães.

Glossolalia (do grego γλώσσα, "glóssa" [língua]; λαλώ, "laló" [falar]) é um fenômeno onde o indivíduo crê expressar-se em uma língua por ele desconhecida.

A glossolalia é presente em algumas religiões (como na antiga religião grega)e entre diversos grupos cristãos, mais especificamente pentecostais ou neopentecostais, como também na Renovação Carismática Católica). O significado religioso da capacidade de falar em línguas desconhecidas ("estranhas") enquanto oram (ou rezam) varia.


Nos anos 70, o fenômeno atraiu a comunidade acadêmica, com estudos publicados pela antropóloga Felicitas Goldman e pelo linguista William Samarin. Goldman descreveu a ocorrência da glossolalia em situações distintas e Samarin considerou a glossolalia não constituía uma língua per se nos parâmetros conhecidos da ciência linguística. Recente pesquisa (2006) da Universidade da Pensilvânia descobriu que quando um indívíduo produz glossolalia, a área do cérebro que controla a linguagem não é ativa, assim não possui controle sobre o sujeito. O fenômeno ainda está a ser estudado e desperta a curiosidade da ciência e do público familiar com a prática.

Através de inúmeros estudos realizados pela parapsicologia, tem se chegado à conclusão que o fenômeno da glossolália ou xenoglossia pode ser resultado das faculdades humanas, visto que podem ser induzidos através de hipnose, euforia, transe, etc. ; fora de ambientes religiosos.







8 comentários:

  1. eu sofri com glossolalia ou xenoglossossia senti um prazer enorme como se tivesse drogado uma especie de extase foi uma esperiencia unica

    ResponderExcluir
  2. Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 1 Coríntios 14:2
    O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo... 1 Coríntios 14:4
    se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem,... 1 Coríntios 14:14

    ResponderExcluir
  3. Eu falo o miminho é cabelinho gay em mais de 300 idiomas!
    Isso é muito engraçado!

    ResponderExcluir
  4. PEIDEI!
    ISSO É MUITO ENGRAÇADO!

    ResponderExcluir
  5. Liberté, égalité, fraternité, senão agente vai se fudê.

    ResponderExcluir